29 de agosto de 2012

O outro lado das parcerias

O objetivo das pessoas em fazer um blog acredito que seja para poder transmitir aquilo que gosta, ou que tem conhecimento e ajudar as pessoas, independente do tipo de blog acredito que este é o motivo inicial para que ele seja criado.
Quando eu resolvi fazer o meu blog foi por esse motivo, veio da vontade em ajudar as pessoas que querem se vestir na moda, ou melhorar o seu visual e não sabem como. Sempre gostei de pegar aquela amiga cafona e dar um banho de loja, sério gente é muito legal você ver a transformação da pessoa e ver o quanto ela ficou feliz com o resultado. Foi assim que surgiu o blog, para transmitir as pessoas as novas tendências e o que ficará bem para cada tipo de pessoa, etc.

Mas o que era para ser uma ferramenta de utilidade pública se tornou um meio de troca de interesses, onde os blogs só publicam aquilo que ganharam de brinde ou receberam para falar bem do produto. É ai que acaba todo o sentido de um blog existir, se era para ser uma ferramenta para dicas que realmente serão úteis aos leitores, como confiar em blogs que recebem para falar bem mesmo que um produto não seja tão bom assim?
Há algum tempo fiz uma parceria com a Água de Cheiro, eles me convidaram porque sempre falei bem dos produtos e realizei o primeiro sorteio do blog com produtos deles que eu mesma comprei. Sempre fui cliente lá, desde a época da Akakia (aqui na minha cidade) e por conhecer bem a qualidade em produtos e atendimento que eu topei na hora a parceria.
As parcerias são úteis, porque quando você recebe o produto pode presentear um dos leitores, mas acredito que a partir do momento que um blog aceita parceria com uma marca só pelo dinheiro, não importando a qualidade, a parceria perde toda a razão de ser realmente uma parceria.
Hoje tudo é só publicidade, vejo blogs sendo obrigados a falar o que a marca quer só porque estão ganhando uma grana com isso, e quem pensa que ganha mal, se engana, qualquer blog ai com mais de 5.000-10.000 visitas por dia está ganhando de R$300,00 pra mais. A Blogueira Shame está ai e não me deixa mentir, é um ótimo exemplo o blog dela, ela mostra todos os furos que esses blogs patrocinados cometem.

Só que ainda tem o outro lado das parcerias, este só conheci depois que fiz a minha loja, comecei a ver o quanto de gente que está criando blogs só para caçar níquel. É impressionante o número de e-mails que recebo de pessoas que tem um blog decadente pedindo para eu enviar um "mimo" (quem foi o infeliz que criou essa expressão? ¬¬) para que eles postem falando bem da loja. Fora os blogs que querem cobrar uma fortuna para dizer que a loja é confiável, o produto é bom e etc. Prefiro não divulgar a loja a ter ela divulgada em blogs assim. Os blogs estão tão desesperados por esse dinheiro fácil que mandam o mesmo e-mail para todas as lojas do Tanlup, sempre falando que adorou os produtos e a loja, que são de qualidade, sendo que não olharam coisa nenhuma e nunca compraram para saber.
Então será que são as lojas que estão acabando com os blogs ou os blogs que estão fazendo isso sozinhos?
Vejo muitos blogs que tinham ótima qualidade como o JustLia, que hoje tem tanta propaganda que ficou até chato de ler. Na minha opnião isto está acabando com a qualidade de muitos blogs e também do meio virtual, que teve uma explosão de blogs podres que existem só com essa intenção de otber lucro com o trabalho dos outros.
O post está gigante, mas fiz ele para todos refletirem, sempre pensei que as lojas que estavam corrompendo os blogs, hoje vejo que os blogs é que estão buscando isso.

-> Matéria interessante que fala sobre "Há algo de podre no reino dos blogs de moda e beleza" da Revista Galileu.

Clique na imagem abaixo para acessar!

Beijos!

2 comentários:

Luana Meira disse...

O Conar tá de olho!! http://exame.abril.com.br/marketing/noticias/conar-investiga-blogueiras-por-mensalao-da-moda

Luana Meira disse...

O Conar tá de olho!! http://exame.abril.com.br/marketing/noticias/conar-investiga-blogueiras-por-mensalao-da-moda