13 de julho de 2009

Dia mundial do Rock!!! - Parte 1


Hoje é o dia mundial do Rock!! A data ficou mundialmente conhecida após o festival Live Aid (festival pelo fim da fome na Etiópia) no dia 13 de Julho de 1985. O festival aconteceu simultâneamente na Filadélfia-EUA e em Londres-Inglaterra, reunindo grandes nomes do rock como: Black Sabbath, Status Quo, INXS, Loudness, Mick Jagger, David Bowie, Dire Straits, Queen, Judas Priest, Bob Dylan, Duran Duran, Santana, The Who, Phil Collins, entre outros.


Mas o Rock'n'Roll começou entre o final dos anos 40 e início dos anos 50, através da combinação de gêneros musicais predominantemente afro-americanos com influências do gospel, folk, blues, country e jazz. (Leia sobre a origem da expressão).

Músicos da história do rock:


Bill Haley:
em Maio de 1954 Bill Haley & the Comets gravam a música Rock around the clock, que em 1955 foi usada na trilha sonora do filme Blackboard Jungle, se tornando um dos maiores sucessos da história. Bill Haley gravou uma versão da música Rocket 88, mudando seu estilo para um novo som chamado Rockabilly.

Elvis Presley:
Em 5 de Julho de 1954, Elvis Presley gravou That's all Right
acompanhado pelo guitarrista Scotty Moore, pelo baixista Bill Black e pelo produtor Sam Phillips, dando início a evolução do Rock. Só em 1956, Elvis lança seu primeiro LP, misturando as influências do rockabilly, blues, rhythm & blues, country e pop, sendo o primeiro álbum de rock a chegar ao topo das paradas nos EUA. No ano de 1973, ele fez sua última apresentação famosa, na televisão assistida por 1 bilhão de telespectadores. Elvis foi encontrado morto no dia 16 de agosto de 1977, com apenas 42 anos, o cantor já estava há alguns anos com sua carreira abalada, mas isso não fez com que os fãs se chocassem com sua morte.

Little Richard:
Em 1957 é lançado o LP Here's Little Richard, o álbum foi lançado um ano após seu sucesso com a música Tutti Frutti.

Buddy Holly:
Em 1958 lançou seu único álbum, com o hit Peggy Sue. No dia 3 de fevereiro de 1959, ele sofre um acidente de avião junto com Big Bopper e Ritchie Valens. A tragédia serviu de inspiração para o hit American Pie de Don McLean.

Chucky Berry:
O guitarrista passou a se destacar após se apresentar no Festival de Jazz de Newport em 1958, apresentando seu passo de dança "duckwalk" enquanto tocava seu instrumento. No ano de 1959 ele lançou o LP Chucky Berry is on top, com sua coleção de singles do melhor período de sua carreira.

Jerry Lee Lewis:
No auge do sucesso em 1958, enquanto iniciava sua turnê pela Inglaterra foi xingado de "ladrão de berço" ao subir no palco. Após descobrirem que sua noiva, tinha apenas 12 anos. Com isso ele foi forçado a cancelar sua turnê e voltou sua carreira em 1961 com o disco Jerry Lee's Greatest.

Ray Charles:
Com o Modern Sounds em 1962, ficou por três semanas no topo das paradas lançando sua carreira internacional. Sua música era uma mistura de country e rhynthm & blues.

The Beatles:
Em 1964 eles se apresentaram no programa Ed Sullivan Show, cerca de 73
milhões de americanos assistiram a apresentação. O principal disco da fase inicial deles foi A hard day's night, que marcou o auge da beatlemania e foi o último trabalho formado por parcerias entre Lennon e McCartney, que a partir desse álbum passaram a buscar cada vez mais seus próprios caminhos. No Shea Stadium - Nova York em 1965, eles fizeram o show mais famoso da carreira, por atrair 55.000 fãs, inaugurando uma nova forma de fazer shows, em grandes estádios e festivais de rock a céu aberto. Em 1967 eles lançaram o disco Stg. Pepper's, o mais importante da carreira, foi a partir dele que nasceram os subgêneros do rock.

The Rolling Stones:

Banda de rock inglesa formada em 1962. Lançaram seu primeiro álbum em abril de 1964, chamado The Rolling Stones com apenas uma composição feita por Jagger e Richards. O álbum Beggar's Banquet, de 1968 foi um dos melhores de sua carreira, com uma mistura de rock'n'roll e blues.

Bob Dylan:
Foi no Festival de Newport em 1965, ele fez uma apresentação que marcou o inicio de sua carreira no rock. Seu álbum no rock Highway 61 revisited, teve fortes influências de blues e country.

The Velvet Underground:
No ano de 1965, Andy Warhol tornou-se o empresário da banda levando as canções a filmes. O álbum The Velvet Underground & Nico alimentou o glam, o punk, a new wave e vários outros subgêneros do rock.

The Who:
Surgiu em 1964 e alcançou fama internacional pelo dinamismo de suas apresentações, passou a ser considerada uma das maiores bandas do rock. O primeiro álbum foi lançado em 1965, com o nome My Generetion. O álbum Tommy de 1969, foi considerado uma obra inovadora na época do seu lançamento.

The Beach Boys:
Com o álbum Pet sounds, em 1966 foi um dos melhores dos anos 60, suas composições estão entre as melhores da história do rock.

The Doors:
Se apresentaram pela primeira vez no programa Ed Sullivan, em 1967. O primeiro ábum Doors, foi um dos grandes álbuns de estréia da história do rock. Com uma mistura de rock, blues e jazz.

Pink Floyd:
É um dos grupos mais influentes na história do rock, além de ser um dos mais bem sucedidos, chegando a vender aproximadamente 300 milhões de cópias de seus álbuns. Seu primeiro álbum, The piper at the gates of dawn, lançado em 1967 chegou a ser o 6º mais vendido no Reino Unido. Com o álbum Dark side of the moon, lançado em 1973, manteve-se no Top 100 da Billboard de vendas, durante mais de uma década e continua a ser um dos mais vendidos até hoje.

Jimi Hendrix:
Em 1968 lançou um álbum mais experimental, chamado Electric Ladyland, aproveitando a tecnologia disponível nos estudios da época, usou efeitos sonoros e de edição para compor o álbum. A versão que ele fez da música All along the wachtower de Bob Dylan, se tornou um hino de protesto contra a Guerra do Vietnã. Em 1970 ele morreu em Londres, sufocado pelo próprio vomito.

Led Zeppelin:

Banda de rock britânica formada em 1968, foi um dos mais populares da década
de 70. Seus álbuns venderam mais de 300 milhões de cópias em todo o mundo e foram os únicos a colocar todos os seus álbuns no Top 10 da Billboard. Foram um dos criadores do hard rock, o terceiro álbum da banda Led Zeppelin IV, foi o principal de hard rock da história. Em 1973 a banda realizou uma turnê com 36 shows em estadios (sempre lotados), depois dos Beatles nenhuma banda havia feito isso. Em São Francisco eles quebraram o recorde mundial de arrecadação num show de rock. Com a morte do baterista John Bonham, em 1980 a banda anunciou seu fim, voltando a tocar apenas em situações especiais, como o Live Aid de 1985.

Black Sabbath:
Foi formada em 1968, teve seu primeiro álbum lançado em fevereiro de 1970, com o nome da banda. Seu segundo álbum lançado em 1971, Paranoid é o principal disco de heavy metal já lançado, com sonoridade cavernosa e temática sombria.

Queen:
Seu primeiro álbum foi lançado em 1970, caracterizado por um som pesado, por influência do heavy metal que existia na Inglaterra nessa época. A partir do terceiro álbum, Sheer heart attack, a banda ficou conhecida, estando entre os 10 álbuns mais vendidos da Inglaterra. Em 1975, lançaram o álbum A night at the Opera, que vendeu mais de 1 milhão de cópias, atingiu o topo das paradas do Reino Unido e dos EUA, definindo um novo tipo de rock - o rock arte que virou marca registrada do Queen e o lançou para a fama.

2 comentários:

Unknown disse...

Yeeeeeeei, viva o dia do Rock! (e o rock tb ¬¬)

Jonathan d' Silva disse...

ae parabééns pelo blog :D~
belo post, ^^
diquinha, só mude o template, mas mesmo assim aqui ta um LUXO, parabééns [2]
e sucesso .