8 de julho de 2009

Cuidados com a pele

Manchas: o sol faz o corpo produzir melanina, alguns pontos da pele acabam produzindo mais melanina do que o resto, provocando manchas na pele . Quanto mais sol, mais escuras elas ficam as manchas. Sardas são tipos de manchas, já as pintas são aglomerados de células com vida própria.

Como evitar:
- Use protetor solar.
- Não fume. O cigarro dificulta a circulação deixando a pele mais suscetível a manchas.
- Evite depilar o rosto com cera quente, porque ela causa micromachucados.

Tratamentos: no tratamento a quebra da pigmentação marrom, favorece a formação de uma nova pele.
- Cremes que misturam ácido retinóico, glicólico, vitamina C e hidroquinona. é recomendado para quem tem manchas mais leves.
- Peelings: por meio de agentes químicos, ele esfolia a pele. É mais rápido e mais eficiente que os cremes.
- Neve carbônica: aparelho pontiagudo que congela a lesão. É bom para peles claras e médias.
- Microcauterização salpicada: aparelho com ponta fina e quente que libera uma carga elétrica que destrói as manchas. Pode ser feito em qualquer tipo de pele.
- Laser de Quantum: pode ser de luzes lineares ou combinando luz pulsada.

Estrias: são como cicatrizes e aparecem por causa do rompimento das fibras de colágeno e elastina. Costuma acontecer quando a gente engorda, ganha muito músculo ou cresce rápido demais.

Como evitar:
- Hidrate a pele, bebendo muita água e usando cremes hidratantes. Isso melhora a elasticidade da pele.
- Tome bastante água, para hidratar o corpo e ter a pele mais elástica.

Tratamentos:
- Peeling de ácido retinóico: estimula a produção de colágeno, interrompendo o processo inflamatório. É indicado para quem tem estrias vermelhas.
- Laser de Quantum: como o peeling, ele estimula a produção de colágeno. Indicado também para quem tem estrias vermelhas.
- Starluz: emite uma luz que destrói os asos e corta a inflamação. Estimula a formação de novas fibras de colágeno. Indicado para quem tem estrias vermelhas.
- Microdermoabrasão com cristais: como uma lixa que atinge as camadas profundas da pele, diminuindo a profundidade das estrias e estimulando a produção do colágeno, preenchendo as depressões. Ele ameniza as estrias brancas. Não é indicado para peles morenas e orientais, e quem tem tendência à formação de quelóide.
- Vitamina C: é aplicada com seringa ao longo da estria, ajudando a formar novas fibras para aproximar as bordas da estria, diminuindo a depressão. Apenas disfarça as estrias brancas.
- Subscision: um tipo de cirurgia em que a agulha é introduzida na região das estrias para romper o tecido. Estimula a formação de novas fibras de colágeno e elastina onde houve o rompimento, diminuindo a estria. Indicado para estria branca.

Celulite: por causa do hormônio feminino, tende a concentrar gordura em determinados lugares do corpo. Entre essas células de gordura, há fibras que ligam a pele a tecidos mais profundos. Quando a gordura ou líquidos se acomodam por ali, as células incham e as fibras continuam do mesmo tamanho, gerando os buraquinhos.

Como evitar:
- Beba água, ela ajuda a circulação e o processo de drenagem linfática.
- Ginástica localizada e musculação são bons para fortalecer a musculatura.
- Evite muito sal, ele favorece a retenção de líquidos.

Tratamentos:
Estrias grau 1 (não aparece) ou 2 (aparece quando aperta)
- Drenagem linfática: diminui o inchaço e melhora a circulação.
- Exercícios aeróbicos: favorecem a queima de gordura.
Estrias grau 3 (aparece mesmo sem apertar e em alguns casos são doloridas) para mais
- Subscision: tratamento cirúrgico onde as fibras que puxam a pele são rompidas com uma agulha.
- Ultra-som + radiofreqüência: o ultra-som agride a célula gordurosa e a radiofreqüência estimula o colágeno.

Cravos e espinhas: o cravo surge quando o buraco por onde sai a oleosidade da pele fica entupido por causa do excesso de produção de sebo e descamação da pele. Como ele não está inflamado é visto apenas um ponto preto, quando esse poro fica entupido pode gerar uma inflamação atraindo bactérias, que faz o cravo virar uma espinha.

Como evitar:
- Lave a pele com sabonete neutro, ele ajuda a prevenir o entupimento dos poros.
- Use produtos em gel ou oil free.
- Cuidado com o açúcar em excesso, com mais glicose no sangue, o corpo produz mais insulina, estimulando os hormônios masculinos, que aumentam a oleosidade da pele e com isso o surgimento de acne.

Tratamentos:
- Pílula anticoncepcional: por conter hormônios femininos, ela neutraliza o efeito do hormônio masculino.
- Cremes à base de ácido retinóico e salicílico, eles agem contra a fromação dos cravos.
- Peeling: descama a pele e estimula a formação de uma nova.
- Roacutan: remédio indicado para acnes graves, age diretamente nas glândulas sebáceas. O uso é proibido em gestantes e quem tem vida sexual ativa deve associá-lo a 2 métodos anticoncepcionais.
- Terapia fotodinâmica: é feito com ácido, com a ajuda de uma fonte de luz ele destrói as glândulas sebáceas, diminuindo a produção de sebo e desinflamando as espinhas. Não se conhece seus efeitos colaterais.

1 comentários:

Paty =] disse...

Noooossa ameeei o poost
minha mae tem manchas do sol,e tem que usar um acido e tals, door de cabeça na certa, por isso essas dicas pra evitar sao maara!